Equador faz queixa contra Colômbia na Corte de Haia

O Equador apresentou uma queixa contra a Colômbia na Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda, segundo divulgou nesta segunda-feira (31) a ministra das Relações Exteriores do país, María Isabel Salvador. O motivo são as fumigações realizadas por aeronaves colombianas em áreas de cultivo de coca. O governo equatoriano argumenta que essas fumigações trazem prejuízos para a população que vive perto da fronteira entre os países. Em entrevista coletiva, a ministra afirmou que o processo diplomático com a Colômbia "se esgotou".

María Isabel disse esperar que a Corte de Haia declare que a Colômbia violou a soberania e os princípios do direito internacional. Ela pediu ao país vizinho que "encerre imediata e definitivamente todas as fumigações aéreas" em uma área de dez quilômetros da fronteira com o Equador. A ministra espera ainda reparações "pelos danos causados à saúde e ao ambiente equatorianos por mais de sete anos".

A Colômbia utiliza um composto químico à base de glifosato que, de acordo com denúncias de equatorianos da fronteira amazônica, causam danos à saúde. Além disso, teriam matado animais domésticos e destruído plantações, fontes de água e o meio ambiente da área. A relação entre os dois países piorou acentuadamente no decorrer das últimas semanas. No dia 1º de março, a Colômbia fez uma incursão dentro do território equatoriano, que resultou na morte do então número dois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raúl Reyes.

Voltar ao topo