União da Vitória

Além do União e Iguaçu que ultrapassaram as fronteiras da cidade limítrofe participando de campeonatos da divisão de profissionais do Estado do Paraná, na Leri (Liga do Iguaçu), muitos clubes se destacaram nos campeonatos da cidade principalmente nas décadas de 50 e 60, onde o futebol era a verdadeira coqueluche da torcida de União da Vitória e da vizinha Porto União. O Juventus (tricolor – verde, vermelho e branco) conquistou muitos campeonatos amadores, encontrando fortes adversários como o Avahi, Ferroviário, que foi o primeiro campeão da Taça Paraná em 1964, Botafogo, São Bernardo, Vilagran, Porto Vitória, Atlético Unionense, Milionários, etc. A maioria participou da Taça Paraná com relativo sucesso. Mas o que ficou gravado na memória de todos foi o feito do verdinho Ferroviário em 1964. Infelizmente nos últimos anos a Liga do Iguaçu não tem enviado notícias sobre seus campeonatos amadores. Agradeceríamos que o leitor Rosny Aryon Conrado, se possível, nos enviasse notícias atuais do futebol daquela hospitaleira cidade.

***

Num jogo que começou com atraso por problemas de iluminação no Estádio Ismael Gabardo, o Flamengo fez bonita estreia na Copa dos Campeões cinquentinhas derrotando o Grêmio Ipiranga por três gols a zero. Santinho e Flavinho de falta no primeiro tempo e Edinho na fase final foram os goleadores. Time do Fla: Sérgio Turco, Juarez Miola, Veri, Joãozinho (Bruno), Costa, Fito, Santinho (Toninho), Flavinho, Marinho, (Edemir), Gilmar Fruet (Paulão), e Paulinho (professor). Técnico: Zé Roberto. Na preliminar Vila Fani e Capão Raso empataram (1×1). Próxima rodada: hoje, no Capão Raso: 19h45: Capão Raso x Grêmio Ipiranga e às 20h45: Flamengo x Vila Fani. Colaboração do Thiago Lucca.

***

A equipe do União Esportiva São José substitui o Iguaçu da mesma cidade na Copa Integração de juniores. Vai estrear sábado contra o Vila Fani.

***

A 2.ª rodada pela Copa Bonanza de Másteres do Ganchinho apresentou os seguintes resultados: Pinheiros 6×2 Capelinha, Grêmio Osternack 5×4 São Pedro, União Vitória 3×2 Santa Joana, Xapinhal 5×3 U. Boca Júnior e Calixto 2×2 Bonanza A. Próxima rodada (sábado): na Ika (campo A): 14 horas: U. Vitória x U. Bairro Novo, Campo B: 14 horas: Bonanza B x MDO e 16 horas: UB Júnior x Bonanza A. No Recanto Oliveira: 14 horas: Valência x Grupo dos 15. Colaboração de José Ailton (Jornal da Gente)

***

Iguaçu e Urano fazem suas estreias domingo na Taça Paraná. Iguaçu joga em casa com o União Itália de Araucária e o Urano se desloca até a cidade de Morretes para enfrentar o desconhecido Sambaqui.