Susto

Requião cai de palanque em Paiçandu

O governador Roberto Requião (PMDB) sofreu uma luxação no pé após a queda do palanque em que, acompanhado de secretários de Estado e deputados, anunciava a entrega de ônibus escolares no município de Paiçandu, na região metropolitana de Maringá, no Noroeste do Estado.

Além de Requião, outras 24 pessoas ficaram feridas, entre eles o secretário de Planejamento, Ênio Verri (PT), o deputado federal Odílio Balbinoti (PMDB) e o deputado estadual Nereu Moura (PMDB).

O governador entregava 69 ônibus escolares para 29 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Os veículos fazem parte do programa estadual Transporte Escolar, que já investiu R$ 133,4 milhões para a compra de 1.140 ônibus. Por volta das 11h da manhã, parte do palanque cedeu e várias autoridades caíram, sendo ainda atingidas por equipamentos de som.

Verri foi encaminhado ao hospital de Maringá com dores nas pernas. Moura sofreu um corte na cabeça e Balbinoti, uma luxação no ombro. Todos os 25 feridos receberam alta hospitalar ainda na tarde de ontem e passam bem.

Também estavam no palanque os secretários Luiz Fernando Delazari (Segurança) e Luiz Forte Neto (Desenvolvimento Urbano) e os deputados estaduais Artagão Junior, Teruo Kato, Waldyr Pugliesi (todos do PMDB), Luiz Nishimori (PSDB) e Dr. Batista (PMN), os dois últimos da região de Maringá.

A causa do acidente ainda está sendo investigada. A Casa Militar informou que averiguou o local antes do evento e a estrutura foi aprovada e que não havia, no momento da queda, número excessivo de pessoas sobre o palco.

“Estamos aguardando a perícia criminalística, mas, em primeira avaliação, uma viga de aço cedeu e o palco desabou”, afirmou o secretário da Casa Militar, o coronel Washington Alves da Rosa.

A área foi cercada pela Polícia Militar. Já o responsável por montar a estrutura, Anderson Dorigan, declarou que o palanque comportava 40 pessoas e que, ao menos 80 pessoas estavam sobre a estrutura no momento.

Por conta do acidente, a agenda de Requião em Londrina, na tarde de ontem, foi cancelada e o governador retornou a Curitiba. O governador assinaria, na tarde de ontem, em Londrina, termo de adesão do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), além de inaugurar novas instalações da Universidade Estadual de Londrina (UEL), em eventos que contariam com a presença dos ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Bernardo (Planejamento).

Segundo a assessoria de comunicação do Palácio das Araucárias, o governador passava bem no final da tarde de ontem, sequer precisou imobilizar o pé e pediu para que fosse mantida toda a sua agenda para hoje.