Impasse

Arena ainda é o palco da Copa em Curitiba

Colaboraram: Clewerson Bregenski, Rodrigo Sell e Irapitan Costa

A exclusão do Morumbi como estádio da subsede São Paulo para a Copa do Mundo 2014, confirmada ontem pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deixou Curitiba apreensiva sobre a possibilidade de a Arena da Baixada ter desfecho semelhante.

Sem ainda ter comprovado a viabilidade econômica para se adequar ao caderno de encargos da Fifa, o estádio do Atlético chegou a ser alvo de notícias que davam conta de que o comitê gestor da Copa já o havia colocado na guilhotina.

Nenhuma informação foi confirmada de que a Arena estaria prestes a também ser excluída, mas cresceram as especulações de que estaria em curso a construção de um novo estádio na capital, como a Paraná Online antecipou há cerca de um mês, para assumir o papel de subsede da Copa em Curitiba.

Nomes como Federação Paranaense de Futebol (FPF), Traffic, Construtora Andrade Gutierrez, Coritiba e Paraná Clube figurariam entre os protagonistas da obra, que custaria perto de R$ 400 milhões e seguiria todas as exigências impostas pela Fifa, as quais a Arena precisa de mais de R$ 150 milhões para se adequar.

Nos bastidores, comenta-se que a FPF seria a responsável por apresentar oficialmente o projeto ao Comitê Organizador Local (LOC), o que poderia ocorrer 24 horas depois que a exclusão da Arena vier a ser anunciada.

Ontem, o ministro do Esporte, Orlando Silva, cantou a letra sobre o impasse que cerca o estádio do Atlético. “Quem pagar para ver, pode ver demais. Curitiba precisa prestar atenção, tomar cuidado e encaminhar uma solução”, alertou.

O aviso do ministro, combinado com o corte do Morumbi, causou frustração em vários setores da cidade. Na Câmara dos Vereadores não foi diferente. “A ideia era que a Arena (da Baixada, através do Atlético) fizesse empréstimo por meio do BNDES por três anos e pagasse com o Potencial Construtivo, mas foi recusada”, lamentou o vereador Mário Celso Cunha.

Apesar de toda a pressão, o posicionamento do Atlético continua o mesmo decidido na reunião do conselho deliberativo, na semana passada, que vetou a proposta da Prefeitura de Curitiba de captar recursos via Potencial Construtivo.

Ou seja, o clube aguarda novas propostas financeiramente viáveis para adequar o estádio às exigências da Fifa. Caso contrário, investirá do próprio bolso para concluir o projeto original e dará as costas ao Mundial 2014.