Novidade

Cajuru terá o primeiro calçadão dos bairros

A Regional Cajuru vai ser a primeira de Curitiba a ter um calçadão. O novo espaço de lazer e convívio para a comunidade vai ser implantado na Avenida Florianópolis, entre as ruas Engenheiro Costa Barros e Aracaju. A ordem de serviço para o início da obra foi assinada nesta semana pelo prefeito Gustavo Fruet, como parte das comemorações dos 323 anos de Curitiba.

Fruet explica que o objetivo é garantir um espaço de circulação para pedestres e de convivência para a comunidade, com acessibilidade e iluminação reforçada, o que garante a segurança. “Este será o primeiro calçadão e o projeto vai ser estendido para outras regionais”, completa o prefeito.

A obra vai ser executada pela rede de supermercados Condor como medida compensatória pela ampliação da loja no bairro Cajuru. Wanclei Said, diretor administrativo da empresa, explica que a loja, que hoje tem cerca de 3 mil metros quadrados, vai ganhar mais 1.500 metros quadrados de área de venda.

Em troca do impacto que essa obra vai causar na região, o Condor assume a execução do calçadão. Segundo Said, a obra de benfeitoria na Rua Florianópolis vai ocupar uma área aproximada de 2 mil metros quadrados. O investimento está estimado entre R$ 250 mil e R$ 300 mil. “Vamos começar dentro de um mês e o trabalho deve ser concluído em sete meses”, diz o diretor.

Convivência

O calçadão faz parte da política da Prefeitura de promover uma convivência compartilhada e pacífica entre todos os modais, bem como a utilização e valorização do espaço público, conforme explica o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito, Maurício Razera. “Os calçadões estão previstos no plano de governo da gestão do prefeito Gustavo Fruet e nesse momento se consolida o primeiro projeto. A ideia é que todas as regionais tenham esse espaço de convivência, de compartilhamento e de harmonia entre os modais”, diz.

O projeto, desenvolvido pelo Ippuc, prevê a implantação de arborização, calçamentos, paraciclos, rampas de acessibilidade, áreas de lazer, bancos, luminárias e travessias elevadas para a passagem de pedestres. O trecho da Rua Florianópolis que vai receber o Calçadão terá mantida a via dos veículos.

Ariadne Mattei Manzi, supervisora de Planejamento do Ippuc, explica que a ideia dessa intervenção nos bairros ganhou força durante as discussões do Plano Diretor de Curitiba. No Projeto Urbanistas Mirins, desenvolvido com os estudantes da rede municipal de ensino, as crianças relataram que percebiam diferenças entre a cidade do Centro e a dos bairros. Assim, a imagem do calçadão da Rua XV de Novembro, bem característico da área central, agora ganha espaço nos bairros.

Consenso

O Ippuc entrou em contato com as administrações regionais, que elencaram algumas ruas que poderiam receber um calçadão. Depois foi a vez de ouvir moradores e comerciantes. José Ribeiro, administrador da Regional Cajuru, conta que as reuniões com a comunidade foram importantes para que todos entendessem o projeto, que vai trazer, entre outras coisas, mais segurança.

Osvaldo Francisco Vieira Neto é dono de uma pet shop na quadra da Avenida Florianópolis, que vai ganhar o calçadão. Ele trabalha no local há 16 anos e está satisfeito com a intervenção. “Qualquer iniciativa que valorize o nosso bairro é benvinda”, diz. O vizinho do Osvaldo também está feliz com a novidade na rua. Marcos da Silva mora no local há 30 anos e nos últimos 16 anos tem uma loja de ferragens e objetos usados. “Eu vi o projeto e acho que vai ficar lindo”, comenta.