Caçadores de Notícias

Central de Monitoramento da GM conhece figuras da cidade

Algumas “figuras” já são conhecidas de quem trabalha na Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Curitiba. Entre elas está a moradora de rua que, sem roupas, costuma dar estrelinhas na esquina das ruas Riachuelo e Alfredo Bufren, no centro. Mas observar situações bizarras da cidade é apenas consequência do serviço de acompanhar o movimento nas ruas e identificar possíveis problemas ou crimes.

A rede de monitoramento da Guarda conta com 175 câmeras, mas a partir de dezembro o alcance deve aumentar. A corporação se prepara para deixar o prédio em frente ao Passeio Público, que pertenceu ao Barão do Serro Azul, e mudar para a nova sede na Alameda Doutor Municy, onde será possível integrar os sistemas usados pela Urbs, radares de trânsito, além da parceria público-privada, podendo chegar a três mil câmeras. Também estarão integrados os serviços de rádio, comunicação via telefone e alarme dos equipamentos municipais, para o atendimento das ocorrências.

Eficiência

Gerson Klaina
Costa: denúncias

“Uma câmera bem instalada consegue otimizar o serviço de 14 profissionais e ajuda na ação rápida”, estima o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Um dos principais exemplos da eficácia do sistema foi o acompanhamento da tentativa de roubo no centro da cidade em janeiro. Um homem estava dentro de seu carro quando foi abordado pelo assaltante. A vítima reagiu e conseguiu balear o bandido, que ficou no local do crime. Ferida, a vítima parou o carro algumas quadras adiante e continuou com a arma, o que poderia confundi-la com o assaltante. As câmeras conseguiram esclarecer a situação.

A mudança de endereço também traz expectativa para a modernização do sistema, que atualmente enfrenta problemas com a incompatibilidade de algumas tecnologias usadas. Junto com o instinto dos guardas que fazem o monitoramento, os sistemas também devem identificar situações suspeitas.

Comunidade também ajuda

O diretor da Guarda, Cláudio Frederico de Carvalho, destaca a participação da comunidade, que considera a extensão do poder público, mas orienta os solicitantes a darem informações mais precisas sobre as ocorrências. “Sem preconceito ou racismo. Se viu, por exemplo, um travesti, fala que é um travesti, senão fica difícil. A mesma coisa sobre meninos de boné e mochila. Esta é uma característica normal, tem que puxar pelo que é diferente”, explica.

Gerson Klaina
Carvalho: informação precisa.

“Às vezes a pessoa está nervosa e não consegue passar a informação direito. A gente sempre pede pontos de referência da ocorrência, se o indivíduo fugiu, que rumo seguiu e as características das roupas”, complementa o guarda André Freitas. Em média são 80 ocorrências por dia e geralmente o período da tarde concentra o maior número de ligações.

Ocorrências

Entre as denúncias que chegam da população e são resultado do monitoramento e rondas dos guardas, a corporação destaca três principais ocorrências: uso e tráfico de drogas, pichações, maus tratos contra animais e situações que envolvem a Defesa Civil. Apena,s na Praça Eufrásio Correia foram 201 ocorrências registradas em 200 dias. “Metade referente ao uso e tráfico de drogas, que resultaram em 45 adultos detidos e cinco menores de idade encaminhados à Delegacia do Adolescente”, conta o inspetor José Carlos Felipos Costa, responsável pelo Centro de Operações.

As denúncias também demonstram que os crimes são sazonais. Há algumas semanas a Guarda conseguiu identificar grupos que roubavam peças de bronze nos cemitérios. Também foram registradas, em menor número, ocorrências de roubo de tampas de bueiro e grelhas, para serem revendidas. Depois de repreendidos, os criminosos migram para outras modalidades.