Mobilização

Caminhada na XV em protesto contra a exploração sexual

Mais de 200 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (9), no calçadão da Rua XV de Novembro, da caminhada de lançamento da campanha nacional de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que já faz parte dos preparativos para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2014 no Brasil. A manifestação teve início na Praça Santos Andrade e seguiu pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Praça Osório.

A coordenadora de capacitação do Instituto Municipal do Turismo, Ilka Lopes Cardoso, explica que, na oficina Pró-Copa, realizada na capital paranaense no início de dezembro, através Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, foi definido que cada uma das 12 cidades-sede do Mundial de 2014 organizará uma grande mobilização para marcar o lançamento da campanha.

“Decidimos fazer uma caminhada para conscientizar a população, principalmente os profissionais da área do turismo, para a importância de denunciar eventuais abusos contra crianças e adolescentes”, afirmou.

O secretário especial para a Copa do Mundo 2014 em Curitiba, Algaci Túlio, também participou da caminhada. “Não podemos permitir que nossas crianças sejam alvo de turistas mal intencionados”, disse.

A iniciativa reuniu crianças da Escola Municipal Francisco Derosso, que fazem parte do programa Guarda Mirim, da Secretaria de Defesa Social. “A partir do ano que vem todos os guardas municipais serão capacitados para trabalhar este tema com as crianças da Guarda Mirim”, explicou o diretor da Guarda Mirim, supervisor Marcelo Boza.

O secretário municipal do Trabalho, Paulo Bracarense, que também acompanhou o grupo, disse que a exploração sexual e o trabalho infantil devem ser duramente combatidos. “Essa iniciativa é apenas o começo. Vamos ter que trabalhar muito nos próximos quatro anos nesta conscientização”, argumentou.

Desde dezembro de 2009, o Instituto Municipal de Turismo promoveu cinco cursos e formou 163 multiplicadores. No segundo semestre deste ano as 12 cidades realizaram as oficinas Pró-Copa, reunindo empresários do setor turístico e representantes dos órgãos governamentais. Desta forma, o Brasil está se preparando para que a Copa de 2014 aconteça sem exploração sexual de crianças e adolescentes.