Relíquias de Buda expostas na Faculdades Espírita

Trinta e dois conjuntos de relíquias budistas podem ser apreciadas pelos curitibanos até hoje. São pequenos objetos, como se fossem pérolas ou cristais, encontrados entre as cinzas de budas cremados. Os budistas acreditam que elas representam a sabedoria do mestre espiritual. Algumas das peças datam mais de 2,5 mil anos e despertam muita curiosidade. Os conjuntos fazem parte da exposição Relíquias do Buda, em cartaz na Faculdades Integradas Espírita, em Curitiba.

Entre as relíquias estão as do Buda Sakiamuni, que nasceu em 563 aC. Os objetos fazem parte de uma coleção e estão percorrendo o mundo em exposições, que têm como objetivo angariar recursos para o Projeto Maitreya. Este prevê a construção na Índia de um complexo dedicado à saúde e à educação, cujo centro é uma estátua do Buda Maitreya com 150 metros de altura. As relíquias, após o tour de exposições, serão colocadas em uma câmara dentro do coração da estátua. Tudo será feito com doações.

A exposição Relíquias do Buda não recebe apenas seguidores do Budismo. Podem visitar a mostra pessoas de todas as religiões e até aqueles que não possuem credo. “Quando se entra em contato com uma relíquia, é um jeito de entrar em contato com o mestre. Você vê o próprio potencial”, afirma Cristian Cowan, guardião das relíquias.

De acordo com ele, a experiência modifica as pessoas e ajuda a tirar as energias negativas. “Quem vem entra em contato com uma pureza. São plantadas sementes da iluminação nestas pessoas. E isto vai além da religião. Muitas pessoas vão às exposições sem expectativas e encontram um tesouro que nunca imaginaram”, explica Cowan. O tour pelo mundo começou em 2001 e já percorreu mais de 100 cidades.

A visita pela mostra começa com o banho no buda, com uma água misturada com açafrão. A especiaria é muito apreciada na Índia e custa caro. “Isto significa que queremos oferecer o melhor que podemos. É uma cerimônia de purificação”, esclarece o guardião das relíquias. Os visitantes podem ainda receber benção de uma monja. Animais domésticos também podem ser abençoados. Para quem não conhece o budismo, existe a orientação e a explicação para a visita.

Serviço: Exposição Relíquias do Buda, na Faculdades Integradas Espírita (Rua Tobias de Macedo Júnior, 333, Santo Inácio). Visitação hoje entre 10h e 19h. Entrada franca. Informações pelo telefone (41) 8818-9989.