Fila para comer o bolo de Santo Antônio

Hoje é comemorado o dia de Santo Antônio, o santo conhecido como “casamenteiro”. Mas ontem mesmo centenas de pessoas se aglomeravam em frente à Paróquia Senhor Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa, em Curitiba, para comprar um pedaço do tradicional bolo do santo, que é vendido há 15 anos. A maior parte delas queria se casar ou, pelo menos, arrumar um namorado.

A tradição e a fé dizem que quem encontrar o pequeno santinho no pedaço de bolo com certeza vai realizar estes desejos. Hoje, a venda do bolo, que tem 6,5 mil quilos, vai continuar o dia todo.

As amigas Mayara Vicente e Thalita Molinari foram juntas à paróquia, pela primeira vez, para comprar um pedaço de bolo (que custa R$ 2). Mayara comprou dois pedaços. Um era para ela e o outro para a irmã.

A imagem, porém, só apareceu no pedaço da irmã, que não mora em Curitiba. Em todo o bolo havia 7,5 mil santinhos. “Eu já tenho namorado, mas queria encontrar a imagem para garantir que vou continuar com ele”, brincou. Thalita, que é viúva, não teve a mesma sorte. “Eu vim mais por farra, mas gostaria de encontrar o santo e um novo namorado”, disse.

Ambas esperaram quase meia hora para conseguir um pedaço de bolo, já que a fila se estendia por uma quadra. A organizadora da festa de Santo Antônio há 15 anos, Claudionora Santos – que recebe ajuda de outras 150 voluntárias na confecção do bolo -, afirmou que o santo não é só casamenteiro.

“Uma moça que não conseguia engravidar há seis anos comeu o bolo e conseguiu a graça. Outro rapaz que ficou viúvo pediu uma esposa e a encontrou aqui na igreja mesmo”, contou.

Para ter uma ideia do tamanho do bolo, foram necessários mil quilos de trigo, mil de açúcar e quase 14 mil ovos. A figura de Santo Antônio é representada carregando o menino Jesus Cristo em seus braços.

Algumas simpatias são muito comuns nesta época: muitas pessoas que querem casar retiram o bebê dos seus braços e prometem devolvê-lo depois do casamento.

Outros deixam a imagem de cabeça para baixo e dizem que vão arrumá-la só depois de encontrar um pretendente. Ontem, uma missa dos namorados foi celebrada em outra igreja, a Nossa Senhora do Carmo, em Curitiba. Cerca de 500 casais participaram.

Voltar ao topo