Incêndios florestais proliferam no Paraná

Apesar do aumento significativo dos índices de umidade em todo o Paraná, a ocorrência de incêndios continua grande, como conseqüência direta da estiagem. Ontem, em Curitiba e região metropolitana, o índice ficou em torno dos 40%, porém nem o ar menos seco evitou o registro de dois focos de incêndio: um no município de Quatro Barras, perto do morro do Anhangava, e outro em Piraquara, próximo a uma área residencial.

Segundo o tenente Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil, mais dezoito focos de incêndios aconteceram no dia de ontem em todo o Estado. ?Esses são os comunicados ao Corpo de Bombeiros, o que geralmente só ocorre quando há riscos de que o fogo chegue a edificações ou prejudique diretamente a população?, diz. No entanto, ele alerta para a necessidade de comunicação de todos os focos, porque a natureza – tanto a flora quanto a fauna locais – também sofre com o fogo. ?São danos ambientais sérios, que todos devem ajudar a combater?.

Além do tempo seco, que ajuda na propagação do fogo, e da estiagem, que deixa a vegetação ressecada, outro fator importante para a ocorrência de incêndios é a ação do homem, seja jogando bitucas de cigarros nas estradas ou fazendo queimadas.

Nos registros da Defesa Civil do Paraná, o número de incêndios florestais registrados até agosto deste ano já é 65% maior do que no mesmo período do ano passado. ?Em 2005, foram 1.128 registros, contra 1.860 até agora?, cita o tenente.

Não bastassem a estiagem e a baixa umidade, a ocorrência de geadas, como as que aconteceram ontem na região sul do Paraná, especialmente em Palmas, União da Vitória e Guarapuava, também contribuem para criar um ambiente propício a incêndios, já que o gelo queima a vegetação. As geadas se desenvolvem quando o índice de umidade do ar é baixo e o frio intenso. Em União da Vitória os termômetros chegaram a 0,9 grau centígrado negativo. Em Palmas, as temperaturas no início da manhã também estavam abaixo de zero. Em Curitiba, a mínima foi de 5,9ºC e a máxima de 14ºC.

Quarta gelada

A quarta-feira será gelada em várias regiões do Paraná. Em cidades como Palmas e General Carneiro os termômetros deverão marcar um grau, com ocorrência de geadas. Para Curitiba a previsão também é de manhã fria, devendo gear em alguns bairros da capital e cidades da região metropolitana.

De acordo com o meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, as baixas temperaturas que marcaram o início desta semana no Paraná ocorreram devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco que atingiu todo o sul do País. Como essa massa de ar inibe a formação de nuvens, o sol deve predominar no Estado até sexta-feira. ?No final de semana devem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em diversas cidades, e as temperaturas terão nova elevação?, disse.

Hoje ainda não é preciso sair com o guarda-chuva embaixo do braço, mas é bom levar um agasalho. Em Curitiba e Ponta Grossa a mínima deve ser de 5ºC e a máxima de 20ºC. Já no litoral os termômetros devem marcar entre 13ºC e 23ºC, e em Londrina e Maringá entre 10ºC e 26ºC. 

Voltar ao topo