Uso de anabolizantes pode causar ginecomastia

O peitoral é uma das partes do corpo masculino mais admirado pelas mulheres, ainda mais se for bem definido. Porém, muitos homens sofrem com a ginecomastia, problema que, segundo estimativas, atinge cerca de 40% deles. De acordo com o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco, o distúrbio é caracterizado pelo desenvolvimento excessivo das glândulas mamárias.

Esse crescimento é atribuído ao desequilíbrio dos hormônios sexuais, principalmente, na adolescência. O uso de esteróides e anabolizantes, diminuição na produção de testosterona no organismo, doenças crônicas nos rins e no fígado, causas genéticas, sobrepeso, uso de medicamentos e, até, consumo de maconha, podem causar o problema.

“Nos homens o órgão não tem função alguma e é como se fosse um resquício da fase embrionária”, explica o médico. Lembra também que a masturbação não causa a doença, uma questão que ainda traz dúvidas.

A ginecomastia pode causar problemas psicológicos e emocionais, já que o homem fica com vergonha de tirar a camisa na frente de outras pessoas ou se exclui do convívio social, pois em alguns casos é possível notar o problema mesmo por cima da roupa.

O cirurgião aponta que o tecido da mama endurece após dois ou três anos do crescimento anormal e a única solução neste caso é recorrer ao bisturi. A técnica cirúrgica é determinada de acordo com cada caso.

Pode ser necessária uma mastectomia subcutânea ou uma lipoaspiração. “Em alguns casos a associação dos dois procedimentos é indicada”, completa o médico.

Voltar ao topo