Rio de Contas foi o primeiro município planejado do Brasil

Situada ao sul da Chapada Diamantina, Rio de Contas é uma das primeiras cidades históricas da Bahia, fundada no século XVII. Uma das raras “cidades novas”, criadas por Provisão Real em 1745. A primeira cidade planejada do Brasil. O município preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas,

igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe. Sobrados cercam uma praça bem cuidada, com luminárias de ferro. De um lado, está a Casa de Câmara e Cadeia. Do outro, a Igreja Matriz. Duas construções do século XVIII. A vida segue tranqüila, com gente conversando nos bancos da praça e carroças levando latões de leite pelas ruas de paralelepípedo.
Em quase 14 anos de trabalho permanente, o resultado é uma cidade com mais de 400 casarões dos séculos XVII e XVIII recuperados. Na área Central, quase não há construções modernas. Os destaques ficam para o prédio da prefeitura, o Teatro São Carlos, as igrejas da Matriz e de Santana. Nos arredores, há várias cachoeiras e um trecho da Estrada Real, caminho de pedras construído no século XVIII.

Em dia com a história, a cidade começa a receber turistas interessados em conhecer um pouco do passado. E esse aumento do turismo é que pode garantir a prosperidade do lugar: o respeito do passado ajudando a construir um futuro melhor.