MP Lafer em Dia Nacional no litoral do Estado

No último fim de semana, os balneários paranaenses de Matinhos e Caiobá tiveram o movimento turístico aumentado devido à presença de antigomobilistas e suas raridades mecânicas.

Pelo terceiro ano consecutivo, participaram de encontro de veículos antigos organizado pelo MP Lafer Auto Clube do Paraná com o apoio do executivo municipal, nas pessoas do Prefeito Eduardo Dalmora e do Ouvidor Cesar Augusto Guimarães de Abreu.

No primeiro, a concentração dos carros ocorreu em Caiobá, enquanto que, no segundo ano, os veículos ficaram expostos à beira da praia, em Matinhos. Desta vez, os antigomobilistas partiram do pátio de estacionamento do supermercado Brazão, percorrendo as avenidas até Caiobá, ida e volta, estacionando seus veículos na praça central de Matinhos, o que atraiu bastante a curiosidade dos veranistas, muitos registrando fotograficamente o acontecimento.

A promoção, que agrada a pessoas de 8 a 80 anos, contribui, no mínimo, para que esses frequentadíssimos balneários ofereçam, uma vez por ano, uma atração a mais aos turistas e à população local.

Dia nacional

Por outro lado, na última terça-feira, dia 5, foi comemorado pela primeira vez em Curitiba o Dia Nacional do Lafer, instituído no ano passado. O acontecimento reuniu ao cair da tarde, em frente ao estádio de futebol do Clube Atlético Paranaense e na Praça Nossa Senhora de Salete (Centro Cívico), dezenas de antigomobilistas e seus carros marca Lafer.

Dali os participantes da comemoração saíram em passeata pela cidade com vistas a posterior reunião de confraternização geral num estabelecimento comercial. Ressalte-se que Curitiba é uma das cidades brasileiras que congrega maior número de proprietários desse carro, que é uma réplica melhorada do inglês MG 1951, existindo aqui cerca de 100 veículos.

O construtor, no Brasil, foi o industrial paulista Percival Lafer, que fabricou 4.200 unidades de 1973 (6 carros) a 1986, sendo 1.500 para o mercado exterior. Hoje, segundo o “expert” Alcido Rëuter, existem cerca de 2.000 exemplares rodando no país. Ainda comemorando a data, o Lafer Clube do Brasil realizará passeio dia 9 próximo, de São Paulo/SP à cidade de Campos do Jordão.

Voltar ao topo